A CMA CGM prepara-se para reforçar a sua área logística com mais uma compra, agora a britânica Wincanton, através da CEVA Logistics.
O acordo sobre o negócio foi já anunciado por ambas as companhias. A CMA CGM pagará 567 milhões de libras esterlinas, em dinheiro, pela Wincanton, o que pressupõe um prémio de 52% face à última cotação em Bolsa antes do anúncio.
A centenária Wincanton opera essencialmente no Reino Unido e na Irlanda, com uma rede de cerca de 170 instalações. Nos últimos quatro anos empreendeu um profundo processo de reestruturação.
A sua oferta logística estende-se desde a indústria alimentar à grande distribuição, passado pelo mercado de combustíveis e pela indústria da Defesa. A DHL e a GXO contam-se entre os seus principais concorrentes.
Para a CEVA, a compra da Wincanton “é uma oportunidade única para expandir a sua oferta no Reino Unido e reforçar a sua expertise nos sectores alimentar e de consumo”, afirmaram as duas empresas, em comunicado.
“A reconhecida experiência da Wincanton no desenho de soluções de supply chain para clientes nos sectores do comércio, alimentação, electrónica, construção, infra-estrutura, energia e defesa permitirá à CEVA diversificar ainda mais a sua base de clientes de contract logistics”, sublinhou, por seu turno, Rodolphe Saadé, o CEO do grupo gaulês.
A CMA CGM adquiriu a CEVA Logistics em 2019 e desde então não tem parado, tendo-lhe juntado a Gefco em 2022 e tendo avançado para Bolloré Logistics, em 2023.