Com uma capacidade nominal de 18 000 TEU, o CMA CGM Vasco da Gma é o maior navio porta-contentores alguma vez construído na R.P. China.
Os estaleiros da China State Shibuilding Corporation entregaram hoje à CMA CGM o CMA CGM Vasco da Gama, o terceiro navio de uma série de seis unidades de 18 000 TEU do armador francês.
Com 399 metros de comprimento e 54 metros de largura, o CMA CGM Vasco da Gama será capaz de mover 200 mil toneladas de mercadorias entre a Ásia, o Médio Oriente e a Europa… emitindo apenas 37g de CO2/km por cada contentor transportado. A sua eficiência energética já cumpre os níveis impostos pelos regulamentos para 2025.
Se para a CMA CGM é o terceiro, para a China o CMA CGM ficará para a história como o primeiro navio de 18 000 TEU construído nos estaleiros nacionais. Os próximos, o CMA CGM Zheng he e a o CMA CGM Benjamim Franklin, serão entregues em Setembro e Novembro.
No comunicado emitido a propósito, a CMA CGM lembra que Vasco da Gama foi o navegador português do século XVI que descobriu o caminho maritimo para a India pelo Cabo da Boa Esperança.