A CMA CGM acordou a venda de dez terminais da CMA Terminals, que detém a 100%, à Terminal Link, que controla a 51% e onde tem como parceira a China Merchants Ports.
Com a venda, a CMA CGM encaixará 968 milhões de dólares. A Terminal Link financiará a operação com um aumento de capital de 468 milhões de dólares, e com um empréstimo da China Merchants convertível em capital num horizonte de oito anos.
O negócio, que deverá ficar concluído na próxima Primavera, inscreve-se no apoio que o grupo chinês acordou dar à CMA CGM para a compra da CEVA Logistics. Na prática, será a China Merchants a fazer o maior esforço de financiamento da Terminal Link, ainda que as posições societárias dos dois parceiros sejam para manter.
A CMA Terminals detém participações em 32 terminais. Entre elas, avultam os 49% no PSA Lion Terminal de Siongapura, os 30% no World Gateway de Roterdão e os 100% do Kingston Freeport Terminal.
O negócio entre a CMA CGM e a China Merchants começou a ser falado em Setembro passado.
A venda dos terminais garantirá à CMA CGM cerca de metade dos dois mil milhões de dólares que pretende reunir para financiar a compra da CEVA Logistics. Outros 860 milhões de dólares resultarão de operações de venda e leasebak de vários navios. A alineação de uma plataforma logística na Índia e uma operação de securitização de receitas da CEVA garantirão o restante.