A Comissão Nacional para a Simplificação e Digitalização dos Transportes e Logística (CNDT) realizou a primeira reunião de trabalho de 2021.
No encontro, presidido pela DGRM, foram apresentados e debatidos os principais desafios que se colocam aos sectores dos transportes e da logística, com grande enfoque para o transporte marítimo, portos e transporte terrestre.
A implementação do novo Regulamento da “European Maritime Single Window”, dos actos delegados e de execução do novo Código Aduaneiro Comunitário, do novo Regulamento eFTI (e-Freight Transport Information) para os outros meios de transporte e a nova legislação entretanto publicada foram alguns dos temas tratados.
Foram também debatidas as principais áreas estratégicas de evolução da digitalização, através de seis linhas de acção estratégicas, que visam responder aos desafios a que obrigatoriamente Portugal terá que dar cumprimento e ainda, as oportunidades e vantagens que a evolução tecnológica e a inovação poderão aportar aos setores da logística e aos transportes em particular.
A CNDT foi criada em Outubro de 2019, com a missão de assegurar a harmonização, a simplificação e a promoção da digitalização de procedimentos ao nível nacional, bem como garantir o acompanhamento permanente da implementação da JUL.
Para operacionalizar o cumprimento da missão foram criados grupos de trabalho, nomeadamente relativos
à European Maritime Single Window e à e-Freight Transport Information.
Sob a presidência da DGRM, participam na comissão, entre outros, as autoridades portuárias, os governos regionais da Madeira e dos Açores, as comunidades portuárias, a APAT, AGEPOR, CPC, APOL e ANTRAM, o IMT, a Infraestruturas de Portugal, a AT e o SEF.