A Câmara de Coimbra propõe-se investir cerca de um milhão de euros na aquisição de cinco autocarros novos para os serviços de transportes urbanos da cidade, cuja frota tem a idade média de 14 anos.

SMUTC

“A abertura de um concurso público para o fornecimento de cinco autocarros novos, destinados a integrar a frota” dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) será apreciada e votada na próxima reunião do Executivo municipal, agendada para segunda-feira, anunciou hoje a autarquia.

O concurso apresentará um valor total de quase um milhão de euros — “999.990 euros, com IVA incluído” — e “a empresa que vier a ser escolhida terá um prazo máximo de 150 dias para entregar as viaturas”, refere a Câmara, numa nota hoje divulgada.

O concurso “já mereceu a aprovação do conselho de administração dos SMTUC”, adianta a mesma nota.

“A renovação da frota dos SMTUC tornou-se necessária nos últimos anos conquanto a actual frota apresenta uma média de 14 anos de idade”, afirma a Câmara, referindo que 40% dos veículos daqueles Serviços têm “mais de 15 anos e cerca de 25% têm duas décadas, ou mais, de serviço”.

Os SMTUC não adquiriram qualquer autocarro novo nos últimos quatro anos e a sua frota tem “apenas dois veículos com menos de cinco anos” e, para além do factor idade, cada viatura percorre, em média, 70 mil quilómetros por ano, salienta a Câmara.

Recentemente, o município comprou cinco autocarros usados para os SMTUC, que entraram ao serviço no final de 2014 e no início de 2015, decorrendo actualmente “o processo de compra de mais cinco usados, com idade inferior” à daqueles cinco, adquiridos em segunda mão.

A frota dos SMTUC é composta por um total de 135 veículos, incluindo carrinhas de transporte especial e troleicarros, de acordo com a página eletrónica da empresa.

Tags:

Os comentários estão encerrados.