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Coimbra quer investir 40 milhões nos SMUTC

por T&N
09/02/2023
em Mobilidade
1
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A Câmara de Coimbra prevê renovar a frota dos SMUTC até 2030, investindo 40 milhões de euros. No imediato, propõe-se comprar e alugar autocarros usados.

“Este é um plano de salvação municipal para os SMTUC, que estão num beco sem saída. A única saída é a renovação da frota que, no final, vai custar cerca de 40 ME, num investimento feito pela Câmara, porque os SMTUC não têm capacidade de investimento, nem autonomia para o fazer”, apontou o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva.

Durante a apresentação do Plano de Renovação da Frota e de Melhoria do Desempenho dos SMTUC, que decorreu esta tarde, o autarca eleito pela coligação Juntos Somos Coimbra destacou que “metade da frota dos SMTUC estava podre” e não sabiam.

“Em pouco mais de um ano, elaborámos um plano de renovação da frota, extremamente bem elaborado e que reflecte o estado da frota e as necessidades dos SMTUC no imediato e a médio prazo”, acrescentou.

Ao longo da sua intervenção, José Manuel Silva evidenciou que este plano “representa o maior investimento alguma vez feito nos SMTUC”, sendo este um documento “flexível” e que pode vir a ser adaptado às oportunidades de financiamento e à futura integração com o metrobus.

“Este plano de renovação ainda não tem um plano de financiamento, a estudar numa segunda fase. Será de uma exigência tremenda para a Câmara Municipal, mas temos de cumprir, custe o que custar”.

Já a vereadora Ana Bastos, que é também a presidente do Conselho de Administração dos SMTUC, informou que este plano, a concretizar até 2030, tem três cenários possíveis, no entanto, optaram por apresentar publicamente o “mais realista e exequível”.

“Esta proposta prevê a aquisição de 15 novos autocarros por ano e a diminuição da taxa de imobilização na ordem dos 5%”, revelou.

No imediato está também previsto o aluguer de 5 a 10 autocarros standard com dois a três anos, a aquisição de 10 a 20 autocarros diesel standard usados “com uma idade média e quilometragem aceitáveis” e ainda o abate de 15 autocarros, num investimento de 3,3 ME.

Já de 2025 até 2030, serão adquiridos anualmente 15 viaturas elétricas novas (investimento anual superior a 6,3 milhões de euros).

Ana Bastos frisou ainda que a Câmara está atenta e empenhada na procura de linhas de financiamento, aguardando com grande expectativa as linhas de financiamento europeu.

Em Janeiro, a Câmara Municipal de Coimbra divulgou uma análise técnica segundo a qual os SMTUC têm mais 47 autocarros com 20 ou mais anos de idade, o que representa cerca de 26% do total da frota de 177 veículos. A idade média da frota é de 16 anos. A taxa de imobilização supera os 40%.

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Comentários 1

  1. José Saraiva says:
    1 mês atrás

    Comprem comboios TGV para servir Coimbra, era o ideal, da Portagem à Universidade eram 2 minutos de percurso. o menos…
    Coimbra é uma tristeza, em vez de terem melhorado a rede ferroviária ligeira como fazem todas as cidades modernas, optaram por machimbombos em pistas de karting…

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