Arrancou esta semana um novo serviço de transporte ferroviário refrigerado entre Espanha e Holanda. A iniciativa é da Euro Pool System.

Designado CoolRail, o novo serviço de temperatura controlada ligará Roterdão e Valência três vezes por semana em ambos os sentidos, 48 semanas por ano. Cada comboio poderá transportar 42 unidades refrigeradas.

O transporte por comboio entre Valência e Roterdão (e vice-versa) demora o mesmo tempo que o camião, mas é muito mais sustentável, garante a Euro Pool.

“A opção pelo transporte ferroviário reduz o número de camiões em 12 096 por ano, reduzindo os quilómetros percorridos em 22 milhões. Isso diminui o volume de CO2 emitido para a atmosfera em aproximadamente 15 mil toneladas por ano (equivalente à redução anual gerada por quase seis grandes turbinas eólicas)”, de acordo com um comunicado do grupo.

A Euro Pool System desenvolveu o projecto com vários parceiros dos sectores de retalho, produtos frescos e logística, incluindo Shuttlewise, Bakker Barendrecht/Albert Heijn, Visbeen, Kloosterboer, DailyFresh, EasyFresh, Primaflor, Bollo, Agroiris, Fruveg, TobSine, Pozo Sur e Samskip.

Este novo serviço pretende ser o primeiro de um novo network que deverá estender-se à Alemanha, Escandinávia e Reino Unido, avança a Euro Pool System.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*