O porto de Kiel, na Alemanha, aumentou, esta semana, a oferta de transporte combinado com a inauguração uma ligação ferroviária de mercadorias directa ao porto de Trieste, assegurada pela EKOL.

08-Triest-Zug-am-Schwedenkai-

“É um marco para Kiel como hub logístico. O comboio é uma ligação ideal para o transporte rápido de mercadorias entre o Báltico e o Mediterrâneo Oriental”, refere, citado pela assessoria de imprensa, o director-geral do porto de Kiel, Dirk Claus.

Kiel e Trieste são, com efeito, pontos de ligação de ferries para, respectivamente, a Escandinávia e a Turquia. A Stena Line, que faz ligações Alemanha-Suécia acompanhou, aliás, o projecto.

“As mercadorias [oriundas da ligação ferroviária de Trieste] são distribuídas de Kiel para os destinatários no Norte da Alemanha, Dinamarca, Suécia e Noruega. O nosso [cais] Schwedenkai está a fortalecer a posição como hub no Norte da Europa”, afirma Dirk Claus.

O tempo de trânsito para cumprir os 1 360 quilómetros de distância entre ambos os portos é de 26 horas. O comboio parte de Itália às quartas-feiras às 11 da manhã e chega a Kiel no dia seguinte às 13h00. O serviço tem 16 vagões e pode transportar 32 unidades de carga. São aceites caixas móveis e contentores.

 

Comments are closed.