O movimento de mercadorias por via ferroviária no porto de Leixões atingiu as 175 mil toneladas no primeiro semestre. Coisa pouca comparado com os mais de oito milhões de toneladas que passam pelo porto nortenho, mas ainda assim um crescimento de 60%.
Em comunicado emitido a propósito, a administração portuária sustenta que “todos os tipos de carga contribuíram para este crescimento exponencial do movimento por ferrovia, nomeadamente a carga contentorizada, granéis sólidos e a carga geral fraccionada”.
A APDL destaca, todavia, “o aumento do transporte de cimento, quer em saco quer a granel, que ganhou uma nova dimensão no transporte por via ferroviária através de Leixões, destronando a posição dominante que os toros de madeira assumiram em 2010”.
Entre Janeiro e Junho, o porto de Leixões movimentou mais de oito milhões de toneladas, um recorde e um aumento de 12% face ao período homólogo do ano passado.
O aumento da movimentação de cargas por ferrovia é sublinhado pela APDL como uma prova da “crescente intermodalidade daquela estrutura portuária”.
Recorde-se que o projecto da plataforma logística de Leixões contempla, no pólo 2, um terminal rodo-ferroviário, a ser construído pela Refer.