Desde o início do ano, um comboio porta-veículos liga, uma vez por semana, a fábrica da VW Autoeuropa e o porto de Santander. A Medway assegura a tracção.
O novo serviço envolve a Medway, que faz a tracção com locomotivas Euro6000, e a Pecovasa, que fornece os vagões porta-veículos. O contrato é gerido pela Rodocargo.
Cada comboio é composto por 18 vagões de dois pisos, podendo assim transportar 190 veículos em cada viagem. A partir de Santander, os automóveis produzidos em Palmela são expedidos, por navio, para mercados como a Austrália, Nova Zelândia ou África do Sul.
Os resultados alcançados nas primeiras semanas de operação serão satisfatórios, adianta o “El Mercantil”, mas não está previsto no imediato o aumento da frequência.
O periódico espanhol lembra a propósito que há seis anos também a Renfe Mercancías e a Pecovasa tentaram fixar um comboio entre a unidade de Palmela e o porto de Santander.
A nova ligação complementa, na prática, uma outra, também envolvendo a Medway e a Pecovasa, que no caso liga a fábrica da Seat em Martorell, nos arredores de Barcelona, à Autoeuropa.
O facto da exportação da AUTOEUROPA deixar de ser feita por Setúbal significa que o porto de Santander é mais competivo. Espanha sempre foi e continua ser mais competitiva que Portugal ! É assim hâ mais de 50 anos, nós somos MUITÍSSIMO INCOMPETENTES A EXPORTAR, INFELIZMENTE !
Seria interessante saber: todos os Seat vindos de Martorel chegam à AutoEuropa e são reenviados para Santander ou parte fica em Portugal para distribuição pelos concessionários? Qual o percurso de Martorel para Palmela e de Palmela para Santander, uma vez que nem todas as linhas estão eletrificadas? Há mudança de locomotivas na fronteira por causa do CONVEL?
Obrigado