Final de Março é o novo prazo apontado pela IP para o início da operação de comboios de tracção eléctrica na Linha do Minho.
“Até final de Março, a Infraestruturas de Portugal espera ter a Linha do Minho certificada para a circulação de comboios de tração elétrica. A fase de construção civil [modernização e electrificação] acabou no final de 2020, início de 2021, tendo sido iniciada, na quarta-feira a fase de testes”, afirmou fonte da IP à “Lusa”.

A ponte centenária foi “electrificada pela IP, em coordenação com a congénere espanhola, Administrador de Infraestruturas Ferroviárias (ADIF)”.
O serviço na “nova” Linha do Minho deverá ser assegurado pelas locomotivas Alstom recuperadas pela CP e por carruagens adquiridas pela operadora portuguesa à Renfe e entretanto modernizadas.
A modernização da Linha do Minho foi anunciada em 2011, depois de afastada a possibilidade de encerramento da ligação ferroviária internacional entre a cidade do Porto e Vigo, na Galiza.
Em Julho 2019, em Viana do Castelo, António Costa, disse que a electrificação do troço entre Viana do Castelo e Valença estaria concluída no segundo semestre de 2020.
A modernização e electrificação da Linha do Minho “está inserida no Plano de Investimentos Ferrovia 2020 e englobou a electrificação do troço, instalação de sinalização electrónica e telecomunicações, adequação de ‘layouts’, construção de novas estações técnicas para o cruzamento de comboios de mercadorias e intervenções em obras de arte e passagens de nível”.
Além da electrificação da linha, o projeto de modernização da ligação internacional inclui a supressão de passagens de nível, novas subestações, intervenções em túneis e pontes, e instalação de sistemas de telecomunicações e sinalização, com um investimento global de 832 milhões de euros.