A partir do próximo dia 25, os comboios voltarão a circular na Linha do Leste, entre Portalegre e o Entroncamento, fruto de um acordo entre a CP, a Infraestruturas de Portugal e várias entidades locais e regionais.

Linha do Leste - Portalegre

A linha ferroviária do Leste, entre Entroncamento e Elvas, encerrou ao serviço de passageiros em Janeiro de 2011, na sequência do Plano Estratégico de Transportes (PET). Na altura, a CP alegou que viajavam por ano 28 mil pessoas neste eixo, que registava um prejuízo anual de 1,2 milhões de euros.

Agora, a partir do dia 25, as ligações serão retomadas, às sextas-feiras e domingos, para facilitarem entre Portalegre e Lisboa, Porto e Coimbra (mediante o transbordo no Entroncamento). Principais beneficiados serão os alunos do Instituto Politécnico de Portalegre, além dos militares da Escola Prática da GNR, os estudantes de Alter do Chão ou os alunos da escola de pilotos de Ponte de Sôr.

O serviço manter-se-á durante seis meses, após o que será reavaliado.

A parceria hoje formalizada envolve a CP, a Infraestruturas de Portugal, a Câmara Municipal de Portalegre, o Instituto Politécnico da cidade e a CCDR Alentejo.

O acto de assinatura do acordo contou com a presença do secretário de Estado dos Transportes (que decidiu o encerramento do serviço, há cerca de quatro anos), que afirmou, citado pela “Lusa”, que “nós sempre defendemos esta aproximação, uma aproximação que permita a conjugação de esforços para gastar menos, mas ao mesmo tempo para devolver algum bem-estar às populações”.

Actualmente o serviço da Linha do Leste está resumido ao tráfego de mercadorias.

 

Tags:

This article has 1 comment

  1. E uma medida avulso e elvas a maior cidade do alto alentejo com ligacao a badajoz seria algo mais inteligente . Mas com este sr nos transportes e so medidas a vulso….