O comércio mundial vai crescer 4,4% em 2018, menos três décimas do que no ano passado, afirmou hoje a Organização Mundial do Comércio (OMC) na apresentação do relatório sobre perspectivas comerciais.

A análise indica que muito provavelmente este crescimento se moderará no próximo ano e se situará em cerca de 4%, abaixo da média de 4,8% registada nos anos noventa, mas claramente acima da média de 3% do período posterior à crise financeira e económica de 2008.

Contudo, a OMC adverte que estas estimativas podem ser atingidas e revistas em baixa devido ao aumento das tensões comerciais, que já estão a afectar a confiança do sector privado e as decisões de investimento.

Os sinais de recuperação dados pela economia mundial e o comércio em particular podem ser “anulados” se os governos recorrerem a políticas comerciais restritivas, advertiu a OMC.

A organização que administra o enorme compêndio de regras que regulam o comércio entre os seus 164 Estados-membros, advertiu que um “processo de medidas e contra medidas poderia levar a uma escalada incontrolável”.

A advertência ocorre numa altura em que os Estados Unidos e a China estão envolvidos numa contenda comercial desencadeada pela decisão de Washington de aumentar as taxas aduaneiras ao alumínio e ao aço, uma medida que atinge sobretudo o gigante asiático.

Tags:

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*