Segunda-feira, Dezembro 4, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Jaime Vieira dos Santos

    Os Portos Portugueses do Continente (PPC) na Era Digital (Smart Port)  

    Vítor Caldeirinha assume Intermodal Portugal

    Resultados de estudos sobre Portos Wind Offshore

    Sempre a pensar no Futuro!

    Sempre a pensar no Futuro!

    Contos impopulares [i]

    Açores: disrupção no sistema de transportes marítimos

    A Diretiva da UE sobre Relato de Sustentabilidade das Empresas

    A Diretiva da UE sobre Relato de Sustentabilidade das Empresas

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Auxílios estatais: O escrutínio não terminou

  • ENTREVISTAS
    Transitários insistem numa tutela única para a logística

    Transitários insistem numa tutela única para a logística

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK 2023
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Jaime Vieira dos Santos

    Os Portos Portugueses do Continente (PPC) na Era Digital (Smart Port)  

    Vítor Caldeirinha assume Intermodal Portugal

    Resultados de estudos sobre Portos Wind Offshore

    Sempre a pensar no Futuro!

    Sempre a pensar no Futuro!

    Contos impopulares [i]

    Açores: disrupção no sistema de transportes marítimos

    A Diretiva da UE sobre Relato de Sustentabilidade das Empresas

    A Diretiva da UE sobre Relato de Sustentabilidade das Empresas

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Auxílios estatais: O escrutínio não terminou

  • ENTREVISTAS
    Transitários insistem numa tutela única para a logística

    Transitários insistem numa tutela única para a logística

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK 2023
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Comissão “chumba” fusão da Daewoo com a HHI

por T&N
13/01/2022
em Marítimo
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

A Comissão Europeia “chumbou” hoje a fusão entre os estaleiros sul-coreanos Daewoo e Hyundai por considerar que afectaria a concorrência no mercado mundial de GNL.

“A Comissão Europeia proibiu, ao abrigo do Regulamento de Fusões da UE, a aquisição da Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering pela Hyundai Heavy Industries Holdings. A fusão entre os dois construtores navais sul-coreanos teria criado uma posição dominante pela nova empresa resultante da fusão e reduzido a concorrência no mercado mundial da construção de grandes navios de transporte de gás liquefeito [GNL]”, anunciou a instituição em comunicado.

Além disso, segundo o Executivo comunitário, “as partes não ofereceram formalmente soluções para responder às preocupações da Comissão”.

Em conferência de imprensa, em Bruxelas, a vice-presidente executiva da Comissão Europeia com a pasta da Concorrência, Margrethe Vestager, assinalou que os dois construtores navais sul-coreanos “são agentes muito fortes no mercado do transporte do GNL”.

“Apenas um nicho de construtores navais de todo o mundo são capazes de construir estas embarcações. A fusão teria criado uma posição dominante no mercado da construção de grandes navios de GNL e isto teria levado a uma menor escolha de preços mais elevados e, em última análise, a menos inovação para os clientes europeus”, referiu a responsável pela tutela da concorrência europeia.

De acordo com Margrethe Vestager, como “as empresas não apresentaram quaisquer soluções formais para compensar os efeitos negativos desta aquisição, a fusão não pôde ser aprovada”.

“O objectivo do controlo das fusões na UE é impedir a criação de monopólios ou de agentes dominantes que prejudiquem a concorrência e os clientes ou consumidores europeus e esta avaliação que fazemos inclui, naturalmente, um equilíbrio entre os efeitos positivos e negativos de um possível negócio”, referiu.

“O GNL é uma das fontes de energia da Europa. Pode ser transportado por longas distâncias sem a necessidade de condutas […] em navios especialmente concebidos e isto, claro, significa que as fontes de abastecimento podem ser diversificadas, uma vez que o GNL é importado de várias partes do mundo. Um objectivo-chave da União Europeia da Energia é assegurar que todos os Estados-membros tenham acesso aos mercados”, contextualizou Margrethe Vestager.

Em altura de crise energética, com os preços da luz e do gás a baterem máximos, a vice-presidente executiva da CE acrescentou que “a situação actual na Europa é um lembrete de que a diversificação das fontes de abastecimento é fundamental”.

“Cerca de um quarto de todo o consumo de energia da UE é constituído por gás natural e a maior parte deste é importado, incluindo sob a forma de energia. O produto no centro da decisão de hoje é uma parte essencial da cadeia de abastecimento de GNL, dado que grandes navios trazem GNL de diferentes regiões de produção para a Europa”, adiantou.

O mercado mundial para a construção de grandes navios-tanque de GNL mobilizou, nos últimos cinco anos, cerca de 40 mil milhões de euros, sendo um “grande mercado e cuja importância para a Europa reflecte-se também no facto de cerca de metade de todas as encomendas para estas embarcações virem de clientes europeus”, precisou Margrethe Vestager.

Já questionada sobre o diferente entendimento de reguladores como o chinês, que aprovaram o negócio, a responsável adiantou: “Chegámos a diferentes conclusões porque cada um de nós tem em conta os seus consumidores”.

Banner newsletter

Notícias Relacionadas

Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP
Opinião

Auxílios estatais: O escrutínio não terminou

31/10/2023
Cargofive e Maeil juntas na digitalização dos transitários
Marítimo

Comissão Europeia anuncia fim do CBER

10/10/2023
Mercadorias perigosas proibidas aos domingos e feriados
Rodoviário

Portugal falhou transposição do ADR 2023

20/07/2023
A seguir
SATA promove a digitalização da carga aérea

Carga aérea sofre com a disrupção logística

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Novo transporte público do Alto Tâmega arranca dia 4

Novo transporte público do Alto Tâmega arranca dia 4

28/11/2023
Transtejo inaugurou primeiro ferry eléctrico

Transtejo inaugurou primeiro ferry eléctrico

28/11/2023
Jaime Vieira dos Santos

Os Portos Portugueses do Continente (PPC) na Era Digital (Smart Port)  

28/11/2023
AE ferroviária retirará 48 mil camiões da estrada

AE ferroviária Algeciras – Saragoça adiada “sine die”

28/11/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK 2023
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist