A nomeação de Rovana Plumb para comissária europeia dos Transportes está suspensa após a Comissão dos Assuntos Jurídicos ter vetado a nomeação da romena.
Rovana Plumb foi convocada para uma reunião à porta fechada para dar explicações detalhadas aos deputados europeus, após terem sido detectadas graves incoerências entre as suas declarações de interesses na Roménia e a nível europeu, incluindo a propósito de um empréstimo que recebeu para apresentar-se às eleições europeias. A comissária dos Transportes proposta também é suspeita de abuso de poder no contexto da transferência ilegal de uma ilha no Danúbio para empresas privadas.
É a primeira vez que o Parlamento Europeu paralisa a nomeação de um comissário indigitado antes mesmo da sua audiência pública, marcada para quarta-feira (2 de Outubro), o que obrigará, previsivelmente, a nova presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, a nomear outro candidato.
Rovana Plumb, eurodeputada socialista, desempenhou anteriormente as funções de ministra do Ambiente e das Alterações Climáticas no governo romeno.
A sua escolha para comissária dos Transportes pela nova presidente da Comissão Europeia mereceu reservas desde a primeira hora.
Além de Rovana Plumb, também o húngaro Laszlo Trocsanyi, nomeado para a pasta da Vizinhança e Alargamento, foi vetado pela Comissão dos Assuntos Jurídicos.