A recuperação do tráfego aéreo está a permitir às companhias regressarem aos resultados positivos, no segundo trimestre, pela primeira vez desde o Verão de 2019.
À medida que as companhias aéreas apresentam as contas do primeiro semestre, sucedem-se os anúncios de resultados positivos no segundo trimestre.
A Air France-KLM anunciou ter obtido um lucro de 324 milhões de euros no segundo trimestre do ano, o primeiro resultado positivo desde o Verão de 2019, quando começaram as restrições impostas pelo combate à Covid-19.
A companhia franco-holandesa, que durante o período crítico de pandemia perdeu receitas na ordem dos 11 mil milhões de euros, viu a actividade retomar nos últimos meses, com as receitas a aumentarem para 6,7 mil milhões de euros, mais 143,9% que no mesmo período do ano anterior.
No segundo trimestre do ano passado, a Air France-KLM teve um prejuízo de 2,137 mil milhões de euros.
Os números do segundo trimestre permitiram recuperar parte dos prejuízos do primeiro trimestre, com o que a AF-KLM anunciou prejuízos semestrais de 228 milhões de euros, contra quase três mil milhões de euros de perdas na primeira metade de 2021.
Já o International Airlines Group (IAG), que inclui a britânica British Ariways e a espanhola Iberia, registou um lucro de 293 milhões de euros no segundo trimestre, em comparação com um prejuízo de 967 milhões de euros no mesmo período de 2021, “na sequência da forte recuperação da procura em todas as companhias aéreas”, apontou.
Em termos semestrais, o IAG registou um prejuízo de 654 milhões de euros, um terço das perdas registadas no mesmo período de 2021.
Por sua vez, o grupo Lufthansa obteve lucros de 259 milhões de euros no primeiro trimestre contra uma perda de 756 milhões de euros um ano antes.
Ainda assim, no primeiro semestre o grupo alemão registou uma perda líquida de 325 milhões de euros, mas 82% abaixo do valor do período homólogo, na sequência de um aumento das receitas.
Também a companhia aérea norte-americana United Airlines anunciou o regresso aos lucros no segundo trimestre de 2022, ficando ainda assim aquém das expectativas dos analistas, devido em grande parte ao aumento do preço dos combustíveis.
A empresa apresentou lucros de 329 milhões de dólares (cerca de 322,8 milhões de euros), entre Abril e Junho, que comparam com prejuízos de 1,4 mil milhões de dólares (1,3 mil milhões de euros) no primeiro trimestre.
A United Airlines teve receitas de 12,1 mil milhões de dólares (11,9 mil milhões de euros), o valor mais elevado de sempre para a companhia aérea num segundo trimestre, 9% acima do registado antes da pandemia de Covid-19.
No mesmo sentido, em Portugal, o grupo SATA, que integra a SATA Air Açores (responsável pelas ligações aéreas entre as nove ilhas) e a Azores Airlines (ligações de e para fora do arquipélago), reportou receitas consolidadas de 107,9 milhões de euros, no primeiro semestre, o que representa um crescimento de 51,4% em relação ao mesmo período de 2021 e de 15,2% em relação ao mesmo período de 2019.
Segundo a companhia aérea açoriana, este valor “passa a constituir o melhor primeiro semestre em termos de receita desde que há registos consolidados”.
A TAP ainda não apresentou os resultados do primeiro semestre, o que deverá acontecer ainda este mês.
No primeiro semestre de 2021, a TAP SA reduziu os prejuízos para 493,1 milhões de euros, o que representou uma recuperação de 15,3%, ou 88 milhões de euros, face aos resultados negativos de 582 milhões de euros do período homólogo de 2020.