As companhias de aviação dos EUA processaram hoje a União Europeia pelo que dizem ser a violação da legislação internacional com a imposição de taxas pelas emissões poluentes.
O processo no Tribunal Europeu de Justiça, no Luxemburgo, foi interposto pela Associação de Transporte Aéreo da América (ATA), que representa as transportadoras dos EUA, e pelas companhias aéreas United/Continental e American Airlines.
A partir de Janeiro, todas as companhias que voem de e para a Europa ficarão sujeitas ao comércio de emissões de gases de efeito de estufa, tendo de pagar pelas emissões poluentes.
A iniciativa unilateral da União Europeia não é do agrado das companhias, sendo que as europeias temem ficar em desvantagem concorrencial, e as não-europeias recusam o voluntarismo de Bruxelas em ir além dos acordos internacionais.
Além das companhias norte-americanas também a R.P. China tem vindo a pressionar a Comissão Europeia a propósito da inclusão do transporte aéreo no esquema de comércio de emissões.