Sábado, Junho 10, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    O CBAM – avanços regulatórios e as preocupações do setor

    O CBAM – avanços regulatórios e as preocupações do setor

    A estatística portuária e a teoria da relatividade

    “A Viagem dos Malditos” ou “Inimigo às portas”

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

    Comunidades portuárias energéticas

    O dilema da descarbonização

    O dilema da descarbonização

    Medway e Takargo criam associação

    A ferrovia e a competitividade da economia

    O que é um Porto?

    Vem aí o impacto dos Portos Wind Offshore

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    O CBAM – avanços regulatórios e as preocupações do setor

    O CBAM – avanços regulatórios e as preocupações do setor

    A estatística portuária e a teoria da relatividade

    “A Viagem dos Malditos” ou “Inimigo às portas”

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

    Comunidades portuárias energéticas

    O dilema da descarbonização

    O dilema da descarbonização

    Medway e Takargo criam associação

    A ferrovia e a competitividade da economia

    O que é um Porto?

    Vem aí o impacto dos Portos Wind Offshore

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Companhias “órfãs” podem criar terceira mega-aliança

por T&N
05/05/2016
em Marítimo, Notícias
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
As oito companhias que ficaram “órfãs” com o anúncio da Ocean Alliance poderão agrupar-se nua nova mega-aliança, capaz de ombrear com aquela e com a 2M, prevê a Alphaliner.

MOL

As companhias em causa são a UASC (que ainda integra a Ocean Three), a Hapag-Llloyd , a MOL, a NYK e a HMM (G6) e a K Line, Yang Ming e Hanjin (membros da CKYHE). A que se poderá juntar ainda a Hamburg Süd, parceira da UASC em vários serviços.

Agora são oito (ou nove) companhias, mas num futuro próximo poderão ser apenas seis. A Hapag-Lloyd e a UASC estão em conversações sobre uma possível fusão, e também é possível que a HMM e a Hanjun Shipping, ambas em dificuldades financeiras, possam ser fusionadas no âmbito da reestruturação empreendida pela banca pública da Coreia do Sul.

Se acaso todas se juntassem, a nova aliança poderia ombrear com a 2M (Maersk Line + MSC) e com a Ocean Alliance (CMA CGM + Cosco + OOCL + Evergreen) nos tráfegos Leste – Oeste. Considerando os dados coligidos pela Alphaliner, as oito companhias “órfãs” controlam, juntas, uma quota de 19,2% na capacidade mundial de transporte marítimo de contentores. Com a Hamburg Süd chegam aos 22,3%. A 2M detém 27,9% e a Ocean Alliance 23,6%.

Este cenário avançado pela Alphaliner surge em linha com as previsões da Drewry, que antecipa a existência de apenas três mega-alianças em meados de 2017 (quando a Ocean Alliance já estará activa), contra as quatro actualmente constituídas.

Seguro é que dentro de um ano o panorama do sector será diferente, seja por causa das alianças, seja por força de fusões e aquisições, seja mesmo pelo desaparecimento de alguma companhia afundada pelas dívidas.

 

Notícias Relacionadas

ONE recebe primeiro Megamax de 24 mil TEU
Marítimo

ONE recebe primeiro Megamax de 24 mil TEU

06/06/2023
ZIM usa IA para detectar cargas mal declaradas
Marítimo

ZIM voltou às perdas no primeiro trimestre

22/05/2023
MSC traz a Sines o maior porta-contentores do mundo
Marítimo

MSC à beira dos 5 milhões de TEU

17/05/2023
A seguir
Câmara do Porto não concorre à gestão da STCP/Metro

Metros de Lisboa e Porto com 400 milhões para crescer

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Transtejo: primeiros ferries eléctricos chegam até Junho

Baterias da Transtejo têm novo financiamento

09/06/2023
Navios a metanol ganham encomendas

Navios a metanol ganham encomendas

09/06/2023
Mau tempo arrasta contentores no Corvo

Mau tempo arrasta contentores no Corvo

09/06/2023
O CBAM – avanços regulatórios e as preocupações do setor

O CBAM – avanços regulatórios e as preocupações do setor

09/06/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist