A Menzies Aviation já notificou a Autoridade da Concorrência do acordo para a compra da maioria da Groundforce (SPdH).
A Autoridade da Concorrência anunciou hoje ter recebido há dias a comunicação da operação de concentração, que envolve a compra de 50,1% da Groundforce pela Menzies Aviation – Portugal, uma subsidiária da operadora de handling.
O acordo para a entrada da Menzies no capital da Groundforce foi anunciado em Abril passado, mas a sua concretização está ainda dependente da aprovação do plano de recuperação da empresa pela assembleia de credores.
A “luz verde” da Autoridade da Concorrência é igualmente necessária, mas também daí não deverão advir problemas, uma vez que a situação do mercado nacional não é alterada pelo negócio.
A TAP manterá uma posição minoritária na Groundforce, por conversão de créditos. Actualmente controla 49,9% mas, já se sabe, terá de a alienar, de acordo com o plano de reestruturação aprovado pela Comissão Europeia.
A Groundforce opera nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro, Madeira e Porto Santo e detém uma quota de mercado de cerca de 65%.
A Menzies Aviation é um dos maiores players mundiais do sector, com presença em mais de 250 aeroportos, em 58 países. É detida pela Agility Public Warehousing, do Kuwait, que em Agosto do ano passado a comprou e a fundiu com a National Aviation Services (NAS).