Cerca de metade dos consumidores online (e-shopers) portugueses admite comprar produtos em segunda mão, de preferência em plataformas C2C, por serem mais baratos, conclui o Barómetro e-Shopper 2022 da DPD Portugal.
Comentando esta “novidade” do Barómetro, Olivier Establet, CEO da DPD Portugal, reconheceu que a economia circular poderá “vir a ser uma tendência crescente nos hábitos de consumo dos portugueses”, por questões de custos e de sustentabilidade, e destacou que “também a DPD se tem adaptado à realidade da economia circular, existindo já soluções que permitem aos consumidores que compram e vendem em segunda mão enviar encomendas de um ponto Pickup (loja ou locker) para outro”.
Em 2022, de acordo com o Barómetro, menos portugueses utilizaram o comércio online e os que o fizeram fizeram-no com menos assiduidade. O número de consumidores online decresceu de 74%, em 2021, para 66% no ano passado, e o número de e-shoppers regulares baixou de 45% para 39%. Quebras que se deverão sobretudo à reabertura plenas das lojas físicas, mas que ainda assim deixam os resultados acima dos verificados antes da pandemia.
A possibilidade de poupar é ainda o que mais motiva os portugueses a comprar online (são os europeus mais sensíveis ao preço, de acordo como Barómetro), mas ainda assim seis em cada dez dos compradores regulares já valoriza também critérios de sustentabilidade, nomeadamente as modalidades de entregas amigas do ambiente.
Falando de entregas, a casa é ainda, de longe, o local preferido para receber as compras, e daí talvez a importância que os consumidores inquiridos atribuam ao conhecimento atempado e o mais preciso possível da hora de entrega (além da possibilidade de a reagendar, se necessário). O conhecimento da empresa que assegurará o transporte é também tido como um factor relevante.
Ainda assim, as entregas feitas fora de casa – em lockers, lojas de proximidade ou do retalhista – vão fazendo o seu caminho e já representarão 24% do total.
A propósito, o CEO da DPD Portugal, destaca que “ainda que pouco a pouco, a alternativa out-of-home tem vindo a ganhar o seu espaço nos hábitos dos portugueses” – e, por isso, a empresa continua apostada em reforçar a rede de “já cerca de 200 cacifos e 1 200 pontos Pickup de Norte a Sul de Portugal”.
Moda (61%), Beleza/Saúde /50%), Calçado (43%) e Frescos & Bebidas (35%) são os tipos de bens mais comprados online. E daí também a importância da política de devoluções para a maioria dos consumidores online.
O Barómetro e-Shopper resulta de de um total de 23 974 entrevistas em 22 países europeus. Em Portugal, o relatório contou com um total de mil entrevistas.