Quarta-feira, Março 29, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Os portos portugueses – uma década perdida

    Os Portos num contexto de desenvolvimento

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Mais um ano de “taxa de carbono” , e a indústria à espera de retorno

    Contos impopulares [i]

    Transtejo – Renovar a frota com um falso projeto de investimento

    O oásis Total

    O mundo novo imprevisível que já chegou

    SST do condutor

    SST do condutor

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Os portos portugueses – uma década perdida

    Os Portos num contexto de desenvolvimento

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Mais um ano de “taxa de carbono” , e a indústria à espera de retorno

    Contos impopulares [i]

    Transtejo – Renovar a frota com um falso projeto de investimento

    O oásis Total

    O mundo novo imprevisível que já chegou

    SST do condutor

    SST do condutor

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Computadores “guiam” autocarros da Carris

por T&N
06/11/2019
em Mobilidade, TECNOLOGIA
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
Mudar o trajecto entre paragens para fugir ao trânsito, ou “saltar” paragens onde não há passageiros para embarcar/desembarcar, é a proposta do “Quantum Shuttle” da Carris.

Desde ontem, e a propósito da Web Summit, em Lisboa, a Carris está a testar nove autocarros equipados com computadores quânticos que escolhem os melhores percursos do transporte público. O projecto é da Volkswagen.

“Isto é uma aplicação das novas tecnologias à mobilidade dentro das cidades, é um caminho que temos todos de percorrer. As novas tecnologias ajudam a reduzir o tempo das deslocações e a poupar nas emissões de gases com efeitos de estufa”, salientou o ministro de Estado, da Economia e Transição Digital, Pedro Siza Vieira, durante a sessão de teste onde esteve juntamente com o Chief Information Officer (CIO) da Volkswagen, Martin Hofmann, e o vereador para a Segurança e Mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa, Miguel Gaspar, além da administração da Carris.

Em declarações aos jornalistas, o governante afirmou que o projecto piloto “tem a vantagem de se tratar de soluções desenvolvidas em Portugal”, pelo centro da Volkswagen em Lisboa, que instalou nos novos autocarros da Carris um sistema que calcula em tempo quase real o trajecto mais rápido entre cada paragem.

Esta parceria da empresa alemã com a Carris resultou numa aplicação experimental que, segundo o ministro, “há-de permitir no futuro, usando computação, definir os melhores percursos para os transportes públicos”. Mas isso só acontecerá, frisou, assim que se puder “passar do projecto experimental para uma solução regularmente disponível”.

O vereador para a Segurança e Mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa, Miguel Gaspar, considerou “muito útil” a tecnologia instalada nos nove autocarros: “Com um autocarro conseguimos chegar a 100 pessoas e fazê-las perder menos tempo. Imaginem esta tecnologia num sistema de resíduos urbanos, num táxi, no carro, conseguindo reduzir o congestionamento das cidades e das emissões poluentes”.

O vereador adiantou que o sistema “está desenhado para grandes eventos”, como o Rock’n Rio, ou encontros que juntem muita gente.

“[O Rock in Rio] é um sítio perfeito para podermos usar esta solução. No entanto, se pensarmos na dificuldade na rede da madrugada [da Carris] em Lisboa (…) onde é importante soluções que cheguem a toda a gente, a mais sítios da cidade, em que não faz sentido os autocarros circularem vazios, mas faz sentido os autocarros irem ter com as pessoas, onde elas estão. Há aí um enorme potencial, é nisso que estamos a trabalhar para encontrar essas soluções, embora o serviço regular de 80 carreiras da Carris vá continuar a existir”, precisou Miguel Gaspar.

O sistema agora testado permite desviar um autocarro de uma rota normal quando não há passageiros em todas as paragens, por exemplo.

“Imagine um serviço a funcionar às quatro da manhã que só entra num bairro se souber que há lá um passageiro naquele bairro. Pode-se poupar o desvio de cinco minutos de entrar e sair de um bairro, reduzindo o tempo de transporte”, explicou o vereador, acrescentando que o novo sistema também permite “informar com todo o rigor” do tempo de demora para chegar um autocarro, melhorando a fiabilidade desta informação que já existe.

Para o CIO da Volkswagen, Martin Hofmann, Portugal é um cenário perfeito para a realização dos testes. “Estamos em Portugal há muitos anos [num centro em Lisboa], conhecemos bem o país e em Lisboa há a Web Summit, o primeiro evento a testar a tecnologia na cidade”, disse.

O serviço tecnológico, designado “Quantum Shuttle”, será testado até amanhã, quinta-feira, em quatro rotas, três
das quais com destino ao recinto da Web Summit, na Expo, e daquele recinto até ao Cais do Sodré.

Notícias Relacionadas

Carris testa autocarro eléctrico da CaetanoBus
Veículos Comerciais

CaetanoBus fornece 30 e.City Gold à Carris

20/01/2023
Carris testa mini-autocarros eléctricos
Mobilidade

Transportes gratuitos atraem maiores de 65

02/08/2022
Metropolitano de Lisboa reforça manutenção
Mobilidade

Operadores de transporte público de Lisboa criam associação

09/02/2022
A seguir
Bruxelas confirma acordo com armadores sobre política tarifária

CE ainda sem Comissário dos Transportes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Funchal perdeu 50 mil passageiros e a liderança nacional

Portos nacionais na Seatrade Cruise Global

29/03/2023
Hapag-Lloyd estreia TEX no porto de Lisboa

Hapag-Lloyd estreia TEX no porto de Lisboa

28/03/2023
Lidl entra no shipping de contentores

Lidl investe 110 milhões em plataforma

28/03/2023
Transportes Paulo Duarte reduziu  540 mil toneladas de CO2

Paulo Duarte prepara novas compras

28/03/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist