A Comsa, directamente e através da participada Fergrupo, venceu o concurso para a modernização da via e catenária da Linha de Cascais.
Pela obra, a Infraestruturas de Portugal (IP) pagará ao agrupamento luso-espanhol 31,6 milhões de euros, menos do que os 36 milhões previstos no concurso lançado em Dezembro do ano passado.
No âmbito da empreitada está prevista a migração do actual sistema de alimentação eléctrica, de 1500 V para 25 kV, harmonizando-o com o da restante rede ferroviária. O que facilitará a alocação de material circulante e, di-lo a IP, permitirá poupar cerca de um milhão de euros/ano na factura energética.
O contrato prevê ainda alterações de layout nas estações de Oeiras e Cascais, a criação de uma nova ligação ao Parque de Material de Carcavelos e a implementação de sete novas diagonais de contravia.
O prazo para esta intervenção na Linha de Cascais é de 730 dias (cerca de dois anos) contados a partir da consignação, que só poderá avançar depois de obtido o visto prévio do Tribunal de Contas. Ou seja, se tudo correr depressa e bem, estar-se-á a falar de finais de 2025.
Recorde-se que a CP tem em curso um processo de aquisição de 117 UTE, das quais 34 destinar-se-ão precisamente à Linha de Cascais.