Pela primeira vez, a Comunidade Portuária de Lisboa marcou presença na Mediterranean Ports and Shipping 2023, que hoje terminou em Atenas.
No evento, já na décima edição, participaram cerca de 200 delegados, oriundos da Europa, Médio Oriente e Ásia. A delegação da Comunidade Portuária de Lisboa integrou o presidente, Rui Raposo, João Silva, presidente da AGEPOR, e Isabel Moura Ramos, vogal do Conselho de Administração do Porto de Lisboa.
O mercado do Mediterrâneo representou cerca de 1,9 milhões de toneladas no total de mais de 11 milhões de toneladas movimentadas no porto de Lisboa no ano passado.
“O principal objectivo [da participação no evento de Atenas] foi reforçar o posicionamento do Porto de Lisboa na ligação do Mediterrâneo com os mercados europeu, asiático e africano. A localização geográfica de Lisboa, com a sua centralidade na fachada atlântica, as diversificadas ligações directas a vários mercados mundiais, assim como os investimentos em curso e outros previstos são factores que geraram elevado interesse dos vários stakeholders presentes”, destacou Rui Raposo, citado em comunicado.
Por coincidência, o porto da capital tem atraído nas últimas semanas várias linhas de contentores que ligam o Mediterrâneo às Américas.
A Comunidade Portuária de Lisboa integra as associações representantes dos armadores da marinha de comércio (AAMC), agentes de navegação (AGEPOR), transitários (APAT), concessionários de terminais (ANECAP), despachantes oficiais (ODO), a Administração do Porto de Lisboa e as empresas Mutualista Açoreana, PORTUGS II, PORLIS e ETP PRIME.