Os presidentes das comunidades portuárias do continente têm encontro marcado na Porto Maritime Week, promovida pelo TRANSPORTES & NEGÓCIOS.
“Um roadmap para os portos nacionais” é o mote para a sessão dedicada às comunidades portuárias com que encerrará, na manhã de sexta-feira, dia 18, a primeiro Porto Maritime Week.
Participarão no evento os presidentes das comunidades portuárias de Viana do Castelo (Óscar Burmester), Leixões (Jaime Vieira dos Santos), Aveiro (Nuno Pires), Figueira da Foz (Hermano Sousa), Lisboa (Rui Raposo) e Sines (Jorge d’Almeida). Só faltará Setúbal para se fazer o pleno.
A sessão acontecerá poucos dias depois da anunciada (para dias 15) apresentação da versão final do Plano de Recuperação Económica Social Portugal 2020-30, a partir da Visão de António Costa Silva e dos contributos da sociedade civil.
As propostas do Plano para os portos serão, naturalmente, tema para a Mesa Redonda. Mas o debate não se ficará por aqui, porque o objectivo é mesmo apresentar e debater propostas e ideias para o futuro dos portos nacionais, sendo certo que os portos do futuro estarão cada vez menos confinados ao espaço físico onde actualmente se encontram, com mais ou menos planos de expansão, com mais ou menos equipamentos de movimentação de cargas.
Na prática, em análise estará também o futuro das próprias comunidades portuárias, na sua forma, no seu conteúdo e na sua actuação.
O painel “Um roadmap para os portos nacionais” fechará, assim, com “chave de ouro” tudo indica, a Porto Maritime, que decorrerá entre 14 e 18 de Setembro no hotel Crowne Plaza, no Porto, e num computador perto de si. Atentas as circunstâncias, as sessões serão presenciais, mas também transmitidas online, em directo.
Os interessados em participar, numa ou noutra opção, podem inscrever-se aqui. O Programa completo do evento está disponível aqui.
A Porto Maritime Week tem o Patrocínio Ouro do Grupo ETE, o Patrocínio da APDL, Yilport Iberia e Intermodal Portugal e o Apoio da ANECAP, APA, APSS, CLdN, CP Leixões, CP Lisboa, MSC e SPC.