A Metro do Porto lançou hoje o concurso público para a “subconcessão do sistema de metro ligeiro da Área Metropolitana do Porto”. O prazo é de sete anos. O preço base é de 221 milhões de euros.

Metro do Porto

Segundo o anúncio do concurso, publicado hoje no Diário da República, o prazo para a apresentação de propostas termina no próximo dia 25 de Setembro. O critério único para a adjudicação será o preço mais baixo.

O contrato terá a duração de 84 meses a partir da sua celebração, que terá de acontecer até Abril de 2018, quando termina o actual contrato de gestão celebrado em Março do ano passado com a ViaPorto (na sequência da anulação da decisão do Governo anterior de concessionar a operação à Transdev).

Desde 2010 que o Metro do Porto é operado pela ViaPorto. O contrato inicial foi prorrogado várias vezes, por períodos de três meses, até Março do ano passado, à razão de 9,5 milhões de euros/trimestre. Os termos do contrato actual não são conhecidos.

A Metro do Porto tem planeada a construção de várias linhas nos próximos anos. O anúncio do concurso não especifica se/como essas linhas serão acrescentadas à futura concessão.

 

Os comentários estão encerrados.