A Autoridade Portuária de Taranto está à procura de um operador para o terminal de contentores, após a Hutchison Port Holding e a Evergreen terem decidido pôr termo à joint-venture com que operavam o terminal.
Citado na imprensa local, o ministro dos transportes italiano, Graziano Delrio, já referiu que espera que os novos investidores possam ser anunciados até Setembro e que a entrada será feita em parceria com a FS Logistica, o ramo logístico da companhia estatal de caminhos-de-ferro do país.
O terminal de Taranto, no Sul de Itália, operava desde 2001 como plataforma de transbordo para as regiões Central e Este do Mediterrâneo, mas nos últimos anos tem tido a concorrência de outros hubs, tais como o porto do Pireu e outros no Norte de África.
Face às dificuldades, a Hutchison e a Evergreen decidiram devolver a concessão, liquidar a operadora e dispensar os cerca de 500 trabalhadores.
O Terminal de Contentores de Taranto dispõe de um cais de 1 500 metros de comprimento. Estão em curso trabalhos de dragagem para uma profundidade de -15,5 metros.
O melhor ano do terminal foi 2006, quando movimentou 900 000 TEU.