Terça-feira, Agosto 16, 2022
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Contos impopulares [i]

    Transporte marítimo em tempos de guerra

    Financiamento público às Comunidades de Energia Renovável e Autoconsumo Coletivo:

    Financiamento público às Comunidades de Energia Renovável e Autoconsumo Coletivo:

    O que é um Porto?

    O papel dos carregadores na sustentabilidade do transporte

    Contos impopulares [i]

    O frenesim de comprar e vender navios

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    Venha lá “fartura” que esta fome já ninguém atura

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Contentores são caixinhas de surpresas

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Contos impopulares [i]

    Transporte marítimo em tempos de guerra

    Financiamento público às Comunidades de Energia Renovável e Autoconsumo Coletivo:

    Financiamento público às Comunidades de Energia Renovável e Autoconsumo Coletivo:

    O que é um Porto?

    O papel dos carregadores na sustentabilidade do transporte

    Contos impopulares [i]

    O frenesim de comprar e vender navios

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    Venha lá “fartura” que esta fome já ninguém atura

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Contentores são caixinhas de surpresas

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Notícias Marítimo

Concessões portuárias renderam 15,6 milhões até Março

por T&N
30/06/2011
em Marítimo
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
No primeiro trimestre, as receitas pagas ao Estado pelas concessionárias portuárias cresceram 8,1% relativamente ao período homólogo de 2010, até as 15,64 milhões de euros.

O Programa do Governo prevê a renegociação das concessões portuárias, onde tal se justifique e com o intuito de baixar a factura suportada pelos utilizadores finais, entenda-se os donos das mercadorias. A verdade é que, pelo menos até ao momento, as concessões portuárias têm-se revelado um bom negócio para o Estado e uma fonte de receitas não dispicienda.

Só no primeiro trimestre do ano, as 32 concessões portuárias em exploração (quase todas relativas à operação de terminais especializados) renderam ao Estado 15,64 milhões de euros. Um valor que compara com os 14,46 milhões apurados até Marco do ano passado, e que representa já 28% do total de 55,9 milhões de euros de receitas previstas para todo este 2011.

A TCL, concessionária do terminal de contentores de Leixões, foi, de longe, a empresa que mais rendas pagou no trimestre: 3,7 milhões de euros (3,38 milhões de euros). Uma liderança que terá certamente a ver com o facto de ser quem mais contentores movimenta no País, mas não só.

P U B L I C I D A D E

Seguem-se, neste ranking, a concessão do terminal de granéis líquidos de Sines, que rendeu 1,93 milhões de euros, e a concessão do terminal petrolífero de Leixões, com 1,86 milhões de euros. Ambas são detidas pela Petrogal (ainda que no caso de Sines através da CLT).

Entre as concessionárias de terminais de contentores, atrás da TCL surge a Sotagus, concessionária do terminal de Santa Apolónia, que pagou até Março 1,52 milhões de euros. A Sadoport, concessionária do Terminal Multiusos 2 de Setúbal, que 740 mil euros. A Liscont, concessionária do terminal de Alcântara pagou 700 mil euros. E a PSA Sines, que detém o Terminal XXI de Sines, ficou-se pelos 150 mil euros.

As diferentes entre as concessões têm a ver com a sua dimensão (em termos de volumes movimentados) mas também com os regimes em que foram contratadas. E aí o caso de Sines, e do Terminal XXI, distingue-se dos demais uma vez tratar-se de uma concessão feita em regime BOT.

P U B L I C I D A D E

Considerando as estimativas dos investimentos dos concessionários nas respectivas concessões, a PSA Sines destaca-se com 459 milhões de euros (a preços de 2011), seguida da Portsines, concessionária do terminal multipurpose de Sines, com 164 milhões, da TCL, com 89 milhões e da Sotagus com 79 milhões.

Os prazos das concessões portuárias variam entre os dez e os 57 anos (a DGTF ainda assume a prorrogação da concessão da Liscont em Alcântara), com a maioria a situar-se entre os 20 e os 30 anos.

Notícias Relacionadas

Douro: Electrificação do Marco-Régua pode avançar
Infra-estruturas

Linha do Douro electrificada até à Régua em 2025

12/08/2022
DHL Express aumenta preços em 3,9%
Logística

DHL Express investe milhões em Munique

12/08/2022
Governo defende Sines como hub de gás natural
Economia e Mercados

Gasoduto desde Portugal é questão de meses

12/08/2022
A seguir

Carga aérea recua 4% em Maio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Douro: Electrificação do Marco-Régua pode avançar

Linha do Douro electrificada até à Régua em 2025

12/08/2022
DHL Express aumenta preços em 3,9%

DHL Express investe milhões em Munique

12/08/2022
Governo defende Sines como hub de gás natural

Gasoduto desde Portugal é questão de meses

12/08/2022
IP quer terminais no Corredor Internacional Sul

UE quer migração da bitola ibérica até 2030

12/08/2022
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist