A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou a conclusão das obras de renovação da Linha do Leste, num investimento de 29 milhões de euros, para reforça das condições de segurança.
Em comunicado, a IP deu conta do fim das duas últimas empreitadas da última fase do projecto integrado de reabilitação da Linha do Leste. Estes últimos trabalhos envolveram um investimento de 2, 2 milhões de euros e contemplaram a substituição integral de travessas de madeira por travessas de betão bibloco, substituição de fixações e carril e transformação de barra curta em barra longa soldada.
A Linha do Leste “assume-se como corredor alternativo” de ligação ao Centro-Norte a partir do futuro Corredor Internacional Sul, o qual tem por objectivo “reforçar a conexão” ferroviária dos portos e das zonas industriais e urbanas localizadas no sul de Portugal, quer a Espanha, quer ao resto da Europa.
A IP recorda que, num “quadro do desenvolvimento” de um mercado interno ferroviário, designadamente no que respeita ao transporte de mercadorias, a Linha do Leste, com 140 quilómetros de extensão, liga a estação de Abrantes (Santarém), na Linha da Beira Baixa, à fronteira do Caia, em Elvas (Portalegre).
A Linha do Leste poderá em breve servir também como alternativa para o tráfego ibérico de mercadorias, quando se verificar o anunciado encerramento ao tráfego da Linha da Beira Alta, para modernização.