O Governo Regional dos Açores já remeteu para a Comissão Especializada Independente o estudo sobre o modelo de transporte marítimo de mercadorias.
“A primeira fase do trabalho está concluída, que era o desenvolvimento do estudo, com a caracterização da situação atual e de cenários alternativos de evolução futura. Agora, caberá a esta comissão analisar o que está identificado e sinalizar a solução que mais se adequa à nossa realidade, que é muito específica e dinâmica”, refere a secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, citada numa nota de imprensa.
O estudo sobre o transporte marítimo de mercadorias identifica três cenários fundamentais, que se subdividem, cada um, em dois sub-cenários, procurando “sempre assegurar um envolvimento adequado da capacidade instalada, quer dos operadores actuais, quer o tráfego local, que têm assegurado um serviço público sem compensações financeiras”, explica a nota.
Berta Cabral destaca que “é necessário promover uma evolução progressiva do modelo actual para um modelo optimizado, sem disrupções, de modo a garantir, em qualquer circunstância, o abastecimento público, a estabilidade de todo o sistema e a coesão territorial”.
Para a secretária regional, “interessa, sobretudo, procurar a fiabilidade, a regularidade, a previsibilidade e a estabilidade do abastecimento, não só para garantir a subsistência das populações, mas também para potenciar o funcionamento da economia e das empresas”.
A nota do Executivo açoriano sublinha que o desenvolvimento de um estudo sobre o transporte marítimo de mercadorias na região “é um compromisso inscrito no programa do XIII Governo”, com “o intuito de avaliar o modelo actual de obrigações de serviço público nas ligações com o continente”, visando “melhorar a regularidade do serviço, equacionando, em simultâneo, a existência de uma carreira regular de carga inter-ilhas”.
A Comissão Especializada Independente foi criada com o intuito de avaliar os modelos propostos no estudo e propôr eventuais acções correctivas, propôr o modelo mais adequado para o transporte marítimo de mercadorias, que promova um verdadeiro mercado interno e assegure maior regularidade, previsibilidade e estabilidade das operações.