A Autoridade da Concorrência belga aprovou o projecto de fusão dos portos de Antuérpia e Zeebrugge, anunciado vai para um ano.
Os portos belgas de Antuérpia e Zeebrugge ficaram mais perto de concluir a desejada fusão depois de a Autoridade da Concorrência do país ter validado o negócio, que dará origem ao segundo maior porto da Europa, muito próximo do líder (até agora) incontestado que é Roterdão.
A fusão foi anunciada em Fevereiro do ano passado, culminando um processo negocial iniciado já em 2018.
A nova entidade, o Porto de Antuérpia Bruges, será presidida pela atual presidente do porto de Antuérpia, Annick De Ridder, tendo como vice-presidente o presidente da Câmara e do porto de Zeebrugge, Dirk De Fauw. O CEO da Autoridade Portuária de Antuérpia, Jacques Vandermeiren, manterá as funções na nova entidade.
No que toca ao movimento de contentores, e considerando os dados dos primeiros nove meses do ano passado, Antuérpia é o segundo porto europeu e Zeebrugge o 14.ª (à frente de Sines), Juntos movimentaram cerca de 13,8 milhões de TEU, muito perto dos 14,3 milhões registados por Roterdão no mesmo período.
Mas em Fevereiro os responsáveis trataram de deixar claro que a fusão “vai muito para além de toneladas e TEU”. “Estamos a caminho de nos tornarmos o porto global da Europa, e estamos também a reforçar a nossa posição como o mais importante porto de contentores em tonelagem [157 milhões de toneladas], um forte porto ro-ro e um dos maiores nos granéis”, sublinhou na altura Annick De Rider.