Quase três anos duraram as investigações das autoridades da Concorrência gaulesas às alegadas práticas de dumping da SNCF Fret. A denúncia partiu da Europe Cargo Rail, a filial local da Deutsche Bahn.
De acordo com a queixa apresentada no final de 2009, a operadora pública francesa obstaculizou a efectiva liberalização do mercado doméstico de transporte ferroviário de mercadorias oferecendo aos clientes tarifas artificialmente preços, ou uma política deliberada de “preços predatórios”.
A SNCF terá contra-argumentado – segundo os media especializados – que quaisquer práticas limitativas da concorrência corresponderiam a iniciativas individuais e não a uma política concertada da sua parte.
O mercado francês de transporte ferroviário de mercadorias foi aberto à concorrência no início de 2006.
As investigações da autoridade da Concorrência terminaram na passada sexta-feira e agora espera-se que a decisão seja conhecida até ao final do ano. A SNCF diz esperar “tranquilamente” o veredicto.
Em caso de condenação, o valor das multas aplicadas em casos semelhantes corresponde a uma percentagem do volume de negócios do infractor. No caso, a SNCF Fret realiza um volume de vendas de cerca de mil milhões de euros.
Entre 2009, quando foi apresentada a queixa, e 2011, a quota de mercado da SNCF Fret decaiu de 87% para 75%.
Recentemente, também por cá a Takargo apresentou queixa na Autoridade da Concorrência contra a CP Carga, acusando a operadora pública de dumping, em particular no negócio de transporte de contentores marítimos.