O concurso público de concepção-construção da nova ponte rodoviária sobre o Douro, entre o Porto e Vila Nova de Gaia, foi prorrogado até 20 de Agosto.
No comunicado conjunto em que anunciam a prorrogação, as Câmaras do Porto e de Vila Nova de Gaia recordam que este é “um Concurso Limitado por Prévia Qualificação, cuja primeira fase do procedimento consiste na qualificação prévia dos candidatos”.
Ou seja, “o objectivo é seleccionar os candidatos que cumpram com os requisitos técnicos e financeiros mínimos estabelecidos no concurso”, sendo que numa segunda fase os candidatos seleccionados serão convidados a apresentar propostas, tendo um prazo de sete meses para o fazer.
Escolhido o vencedor, essse terá 12 meses para executar os estudos e projectos e 24 meses para a execução da empreitada, acrescidos de dois meses de ensaios.
“[Isto leva] a conclusão [da empreitada] para o segundo semestre de 2025”, apontam as autarquias.
A nova travessia, que foi anunciada em Abril de 2018, então com um custo estimado em 12 milhões de euros, será construída a montante da ponte de São João (ferroviária) e a jusante da ponte do Freixo (rodoviária), ligando a zona de Quebrantões, em Oliveira do Douro, concelho de V.N. Gaia, à marginal ribeirinha do Porto, mas especificamente à Avenida Paiva Couceiro.
O nome “Ponte D. António Francisco dos Santos” foi escolhido em homenagem ao bispo da Diocese do Porto que morreu em Setembro de 2017.
A travessia terá uma extensão total aproximada de 625 metros, dos quais 300 metros sobre o leito do rio Douro e os restantes 325 metros sobre terrenos de Vila Nova de Gaia. O desenho prevê um tabuleiro com duas faixas de rodagem, com duas vias de circulação cada, um separador central, assim como passeios e ciclovias unidirecionais de ambos os lados.
Em Vila Nova de Gaia, o acesso à futura ponte será realizado através da construção de uma rotunda e de um novo arruamento com aproximadamente 590 metros de extensão, que por sua vez ligará à rotunda Gil Eanes.
Já do lado do Porto, os acessos à nova travessia preveem a construção de uma rotunda sobrelevada à actual avenida Paiva Couceiro, interligada a esta através de dois ramos de ligação em viaduto.
“Pretende-se, contudo, que a continuidade da avenida se mantenha, reservando a atual marginal, sob a rotunda, para usufruto pedonal e dos meios suaves”, especificam os responsáveis.
Tal como na data de anúncio em 2018, as Câmara do Porto e de Vila Nova de Gaia reafirmaram que o custo da obra, que descrevem como “de elevada relevância para a região”, será “totalmente assumido pelos dois municípios”.
O custo da nova ponte, incluindo acessos, é de 36,9 milhões de euros – valor a que acrescem 1,63 milhões de euros para estudos.