A SeaIntel Maritime Analysis considera que pode haver uma relação entre mais consolidação e maior volatilidade no transporte marítimo de contentores. A “suspeita” da consultora surgiu após analisar a volatilidade do mercado da Ásia nos últimos 20 anos.

A SeaIntel concluiu que a volatilidade do mercado permaneceu inalterada na temporada alta, mas subiu de forma acentuada fora do pico.

“A consolidação é vista como necessária para estabilizar os mercados – mas o caminho que conduz a uma massa crítica de consolidação tem o efeito contra-intuitivo de acabar por destabilizar os mercados”, afirma, citado em comunicado, o CEO da SeaIntel, Alan Murphy.

Embora a correlação entre consolidação e volatilidade seja, de acordo com a consultora, irrefutável, as razões para tal aumento não são claras.

A SeaIntel considera que a hipótese mais provável para este desenvolvimento é que no caminho para a consolidação torna-se cada vez mais importante para os principais operadores manterem ou aumentarem a quota de mercado. Um objectivo que leva a “guerras” de preços que desestabilizam os mercados e aumentam a fragilidade da operação

 

Os comentários estão encerrados.