O consórcio da CaetanoBus, DST Solar e Dourogás é o preferido do júri para o fornecimento dos autocarros para o Metrobus do Porto.
Em comunicado, a Metro do Porto dá conta de que “o relatório do júri apresentado ao Conselho de Administração [aponta] para a adjudicação ao consórcio CaetanoBus / DST Solar / Dourogás Natural / PRF / BrightCity”.
O valor de adjudicação “é 29,5 milhões de euros, incluindo a manutenção pelo período de cinco anos”, acrescenta o texto. O valor base do concurso era de 27,48 milhões de euros.
Em causa está o fornecimento de 12 autocarros articulados movidos a hidrogénio para as duas linhas do Metrobus do Porto (Boavista – Império, já em construção, e Boavista – Anémona, cujo concurso será lançado muito em breve) e a execução das infraestruturas técnicas de produção de hidrogénio verde e de energia eléctrica de fonte renovável, para alimentar a frota e não só.
A CME – Construção e Manutenção Eletromecânica é o outro candidato admitido ao concurso.
Os estudos de procura para o Metrobus do Porto apontam para mais de nove milhões de clientes no primeiro ano de operação, dos quais quatro milhões serão conquistados ao transporte individual.
O investimento total no sistema é de 66 milhões de euros, totalmente financiado pelo PRR.