A Shell, a Engie, a Vopak e a Anthony Veder querem produzir hidrogénio verde em Sines e exportá-lo para a Holanda já a partir de 2027.
No imediato, o consórcio assinou um memorando de entendimento para estudar a viabilidade de uma verdadeira cadeia de abastecimento entre o porto de Sines e a Holanda.
A ideia é produzir o hidrogénio verde na zona industrial de Sines, para posterior exportação, por navio, a partir do porto de Sines, até Roterdão, onde será armazenado para venda e distribuição.
O cronograma aponta para o arranque das exportações em 2027, com uma produção diária de cerca de 100 toneladas, com capacidade para crescer à medida do mercado.
Não por acaso, o consórcio reúne dois especialistas em energias e utilities, a holandesa Shell e a francesa Engie, um especialista em armazenamento em tanques, a Vopak, e um especialista no transporte marítimo de gás, a Anthony Veder.
Os governos de Portugal e da Holanda assinaram no ano passado um memorando de entendimento sobre a produção e transporte de hidrogénio.
Já em Abril último, foi apresentado o projecto MadoquaPower2X, liderado pela portuguesa Madoqua Renewables, que aponta para a instação de uma unidade de produção à escala industrial de hidrogénio verde e amónia.