A China Harbour Engineering Corporation (CHEC) inicia dentro de 30 dias a construção da primeira fase da Base Logística de Pemba, no norte de Moçambique, informou o director executivo da empresa ENH Logistics.
A Base Logística de Pemba, cuja designação oficial é Centro de Logística Integrada de Hidrocarbonetos, é uma infra-estrutura concebida para atender as necessidades logísticas de hidrocarbonetos no norte de Moçambique.
O projecto foi concessionado à Portos de Cabo Delgado (PCD), uma sociedade constituída pela Empresa Nacional de Hidrocarbonetos e pela Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), que, por sua vez, subconcessionou o projecto à ENHILS, uma sociedade constituída pela ENH Logistics (ENHL) e pela empresa nigeriana Orlean Invest.
O projecto visa criar uma solução integrada de logística para as actuais e futuras actividades de pesquisa e desenvolvimento de hidrocarbonetos na região, trazendo, para um mesmo local, um porto comercial e áreas comercial, residencial, industrial e de turismo, entre outras.
A primeira fase da base logística tem um custo estimado em mais de 150 milhões de dólares, a serem usados na construção de um cais de 300 metros e no desenvolvimento de uma área industrial de 60 hectares.
Esta primeira fase da infra-estrutura deverá estar operacional até ao terceiro trimestre de 2016.