O consórcio português Consulmar/Nemus venceu o concurso internacional para a realização do estudo prévio e de impacto ambiental do futuro terminal de contentores de Lisboa, no Barreiro.
Em declarações à “Lusa”, a presidente do Conselho de Administração da Administração do Porto de Lisboa (APL), Marina Ferreira, explicou que o consórcio liderado pela Consulmar – que integra também a Nemus – apresentou a melhor proposta e o melhor preço.
A APL recebeu cinco propostas no concurso internacional para a realização do estudo prévio e de impacte ambiental do futuro terminal de 0contentores de Lisboa, no Barreiro, de consórcios de empresas de engenharia e de ambiente, englobando os maiores especialistas nacionais e europeus.
“Escolhemos um consórcio português, por acaso era das poucas propostas inteiramente nacionais, revelando a excelência das nossas empresas. Foi a [proposta] melhor pontuada e com o melhor preço”, revelou a presidente do Porto de Lisboa.
A componente do preço tinha um peso de 40% na decisão. A experiência da empresa e a qualidade técnica da proposta pesavam os restantes 60%.
Questionada pela “Lusa”, Marina Ferreira preferiu não revelar “para já” o valor da proposta vencedora, tendo sido definido um tecto de 6,6 milhões de euros, com uma comparticipação máxima de Bruxelas de 50%.
Após a adjudicação do estudo, o consórcio tem um prazo de oito meses para a sua conclusão.