A capacidade do transporte marítimo de contentores caiu 9% em Abril e deverá chegar aos 11% em Maio, por causa da Covid-19, avança a eeSea.
A consultora dinamarquesa salienta que os cancelamentos de viagens são apenas uma parte da equação da redução da oferta no transporte marítimo de contentores. “É preciso analisar a redução da capacidade de transporte de contentores e o padrão que está a formar-se para as próximas semanas e meses”, refere, na análise, o CEO e fundador da consultora, Simon Sundboell.
O executivo dá como exemplo a rota Ásia-América do Norte, incluindo os serviços do Suez, em que a taxa real de capacidade disponibilizada versus o rácio de capacidade proforma para Maio é de 80% – uma redução quase tão grande como a taxa de 71% de Fevereiro. Na comparação anual, incluindo serviços descontinuados, a redução em Maio é de 21%.
A outra rota de referência, o Ásia- Europa na direcção Oeste, mostra reduções de capacidade semelhantes. De referir que, em Junho, a Ocean Alliance irá ultrapassar a 2M como a maior aliança nesta rota, o que sucederá pela primeira vez desde Outubro do ano passado.
Fundada em 2015 e sediada em Copenhaga, a eeSea analisa 2 400 terminais portuários, 1 300 serviços companhias de transporte marítimo e 6 000 horários programados de navios.