O risco de o transporte marítimo de contentores enfrentar uma nova falência como a da Hanjin Shipping é o mais elevado dos últimos dez anos, avisa a AlixPartners.
O Altman Z-Score (que permite prever a probabilidade de uma empresa entrar em falência no prazo de dois anos) das 14 companhias de transporte marítimo de contentores que publicam os seus dados financeiros deteriorou-se acentuadamente nos 12 meses terminados a 30 de Setembro de 2019, sublinha a consultora.
“A pontuação – a mais baixa nos 10 anos em que analisamos os números – é um indicador preocupante para transportadores e carregadores, em cujas memórias está ainda fresco o colapso da Hanjin Shipping em 2016 “, indica a AlixPartners no seu relatório de perspectivas para 2020.
“Essa baixa pontuação do Altman Z-Score indica que a dívida total do sector cresceu 21 mil milhões de dólares [19,1 mil milhões de euros] nos 12 meses findos em 30 de Setembro de 2019”, alerta a consultora norte-americana.
Importa notar que 15 mil milhões [13,7 mil milhões de euros] daqueles 21 mil milhões são atribuíveis a duas grandes companhias, que aumentaram a dívida relatada nas contas para cumprirem com as normas contabilísticas IFRS 16. Isso significa, por outras palavras, que a maior parte do aumento da dívida é motivado pela contabilidade e não reflecte nenhuma mudança no ambiente operacional.
Este ambiente operacional é, porém, difícil, de acordo com a AlixPartners. “A IMO 2020 já tornaria este ano uma grande rotura para toda a indústria marítima”, disse o director-geral para transportes e infra-estruturas da AlixPartners.
“Coloque-se em cima disso o coronavírus, a recente deterioração de alguns indicadores financeiros importantes e quaisquer outras disrupções imprevistas que possam vir a ocorrer e torna-se claro que prepararmo-nos para o pior pode ser a melhor maneira de evitá-lo”, acrescentou Marc Iampieri.