Nunca os preços dos contratos de longo prazo de transporte marítimo de contentores terão subido tanto como em Maio, assinalou a Xeneta.
Em Maio, os valores dos contratos de longo prazo subiram, em média, 30,1%, no maior salto mensal registado pela consultora desde que acompanha a evolução das tarifas do transporte marítimo de contentores.
“Ainda no mês passado olhávamos para um aumento [mensal] de 11% e questionávamo-nos como eram possíveis esses ganhos contínuos. Agora vemos esta subida mensal de quase um terço”, comentou o CEO da Xeneta.
Com mais esta subida, o nível médio dos preços dos contratos de longo prazo subiu já 55%, só no ano em curso, e atingiu um crescimento de 150,6% face a Maio do ano passado.
A maior subida mensal aconteceu nos contratos à importação [da Ásia] dos EUA, cm um avanço de 65,1% e um aumento homólogo de 205,4%.
Na Europa, os preços dos contratos à importação subiram 11,3% só em Maio (para 132% em termos homólogos) e à exportação aumentaram 27,6% (para 138%).
Com os contratos a serem renegociados em forte alta, a carestia do transporte marítimo está para ficar, assim como parecem garantidos os continuados lucros recorde das companhias de shipping de contentores.