Domingo, Abril 11, 2021
  • Login
Transportes & Negócios
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    O regime excepcional dos slots

    Voar longo curso em low cost, eu levo os amendoins

    O que é um Porto?

    A licença social para operar e expandir um porto enquanto vantagem competitiva

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    A inércia que gera inércia

    Canal do Suez bloqueado há 4 dias

    Canal do Suez bloqueado há 4 dias

    Pedro Galveia

    Combustíveis marítimos e descarbonização – Incertezas

    Jaime Vieira dos Santos

    Os Portos Portugueses do Continente e a JUL

  • ENTREVISTAS
    Entrevista a Paulo Paiva (APAT)

    Entrevista a Paulo Paiva (APAT)

    Entrevista a Pedro Polónio, Presidente da ANTRAM

    Entrevista a Pedro Polónio (ANTRAM)

    Entrevista a Carlos Vasconcelos (Medway)

    Entrevista a Carlos Vasconcelos (Medway)

    Entrevista a Álvaro Fonseca (Takargo)

    Entrevista a Álvaro Fonseca (Takargo)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    O regime excepcional dos slots

    Voar longo curso em low cost, eu levo os amendoins

    O que é um Porto?

    A licença social para operar e expandir um porto enquanto vantagem competitiva

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    A inércia que gera inércia

    Canal do Suez bloqueado há 4 dias

    Canal do Suez bloqueado há 4 dias

    Pedro Galveia

    Combustíveis marítimos e descarbonização – Incertezas

    Jaime Vieira dos Santos

    Os Portos Portugueses do Continente e a JUL

  • ENTREVISTAS
    Entrevista a Paulo Paiva (APAT)

    Entrevista a Paulo Paiva (APAT)

    Entrevista a Pedro Polónio, Presidente da ANTRAM

    Entrevista a Pedro Polónio (ANTRAM)

    Entrevista a Carlos Vasconcelos (Medway)

    Entrevista a Carlos Vasconcelos (Medway)

    Entrevista a Álvaro Fonseca (Takargo)

    Entrevista a Álvaro Fonseca (Takargo)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Notícias Marítimo

Contentores dão a Sines o melhor trimestre

por T&N
12/04/2017
em Marítimo
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
O porto de Sines movimentou no primeiro trimestre 13,5 milhões de toneladas, mais 19,6% do que no período homólogo de 2016. O movimento de contentores subiu 60% e ficou perto do meio milhão de TEU.

Sines - Terminal XXI

Um dia depois de ser oficial que Sines cresceu 30,4% nos dois primeiros meses do ano, o porto alentejano anunciou uma subida de 19,6% nos movimentos nos primeiros três meses. Sinal de que o ritmo abrandou em Março? Seguramente não nos contentores.

Entre Janeiro e Março, o Terminal XXI processou mais de 494 mil TEU, um disparo homólogo de 60% (mais que os 56% registados no final de Fevereiro).

Em linha com a movimentação de contentores, a carga geral (contentorizada) atingiu em Sines, no balanço do trimestre, os 6,3 milhões de toneladas. E ultrapassou os granéis líquidos (líderes históricos) que apenas acrescentaram 5% aos cerca de 5,4 milhões de toneladas registados há um ano.

A administração portuária não divulgou os números relativos aos granéis sólidos, mas feitas as contas conclui-se que terão ficado cerca dos 1,5 milhões de toneladas (no primeiro trimestre de 2016 contaram-se 1,8 milhões).

Sines mais perto do pódio ibérico

O crescimento exponencial de Sines acontece num momento em que Algeciras e Valência, os principais portos espanhóis, sofrem as consequências da instabilidade laboral. Mas não se explicará apenas pelas dificuldades alheias.

Barcelona, o número três ibérico, tem sido dos principais beneficiados com a transferência de escalas e movimentos dos portos mais afectados pela crise da estiva. E, todavia, no primeiro trimestre “apenas” cresceu 34,2% (os movimentos de transhipment mais do que duplicaram) até aos 662 mil TEU.

Facto é que com esta performance Sines e o Terminal XXI ficaram mais perto, no final do primeiro trimestre, do pódio ibérico dos terminais de contentores.

Notícias Relacionadas

Vasco da Gama terá concessão de 50 anos
Destaque

Sines prepara novo concurso para o Vasco da Gama

7 de Abril, 2021
DP World investe 40 milhões em Southampton
Marítimo

DP World investe 40 milhões em Southampton

6 de Abril, 2021
Alphaliner: Singapura é quem mais ganha com as novas alianças
Marítimo

PSA International facturou mais e lucrou menos

5 de Abril, 2021
A seguir
Concessão da Carris e Metro de Lisboa poupará 170 milhões

Metros de Lisboa e Porto e STCP pagam 450 milhões ao Santander

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

 

            

+ Recentes

Grécia quer privatizar porto de Creta

Grécia quer privatizar porto de Creta

9 de Abril, 2021
Brasil concessiona ferrovia com 537 km

Brasil concessiona ferrovia com 537 km

9 de Abril, 2021
CMA CGM com recorde de contentores cheios

CMA CGM com recorde de contentores cheios

9 de Abril, 2021
Comboios elétricos na Linha do Minho a partir de Março

Linha do Minho com comboios eléctricos dia 25

9 de Abril, 2021
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist