Entre Janeiro e Outubro, o porto de Leixões movimentou 421 mil TEU, mais 5% do que no mesmo período do ano passado.

Em Outubro, inverteu-se a tendência de queda da actividade que havia marcado os dois meses anteriores. No último mês, segunda a concessionária do terminal de contentores, foram movimentados 43 630 TEU, 2% acima do registado em Outubro do ano passado.

A Maersk Line continua a ser o armador que mais contentores movimenta no TCL, seguida da MSC, também número dois no mundo. A Wec Lines consegue intrometer-se entre os gigantes do sector e é terceira no ranking, à frente da CMA CGM. A Transinsular garante a representação do armamento nacional no “top 5”.

Quando faltam dois meses para o fim do ano, o TCL está a cerca de 60 mil TEU de igualar o resultado alcançado em 2010 (482 mil TEU) e a 79 mil de atingir o objectivo fixado para este exercício, de atingir a barreira do meio milhão de TEU movimentados. Em qualquer dos casos, se o conseguir fixará um novo recorde.

Este ano o TCL será ainda, tudo o indica, o maior operador de terminais de contentores em Portugal. Mas a sua posição de liderança (em número de TEU movimentados) estará em risco em 2012, assim se confirmem as previsões de crescimento do Terminal XXI de Sines, gerido pela PSA.

Comments are closed.