A carga contentorizada continua a marcar o ritmo da recuperação da actividade do porto de Lisboa. Até ao final de Setembro ganhou um milhão de toneladas.

Porto de Lisboa

Nos primeiros nove meses do ano, o porto da capital movimentou 9,1 milhões de toneladas, mais 22,5%, ou perto de 1,7 milhões de toneladas, que no período homólogo de 2016, anunciou a administração portuária.

A carga contentorizada (a mais castigada pela instabilidade laboral que vitimou Lisboa nos últimos anos, só por si, cresceu 35,6%, ou cerca de um milhão de toneladas, e atingiu os 3,8 milhões de toneladas.

O movimento de contentores atingiu os 373 121 TEU, o que representa um crescimento homólogo de 38,3%!

Mas a maré alta do porto de Lisboa atinge todos os principais segmentos de mercadorias. Nos granéis sólidos, por exemplo, o crescimento acumulado atingiu os 19%, elevando os movimentos até cerca dos 3,9 milhões de toneladas. E nos granéis líquidos o saldo positivo atingiu os 16%, com um total de quase 1,3 milhões de toneladas processados.

Com a paz social, os navios voltaram a escalar Lisboa. Até ao final de Setembro, a APL contou 1 910 escadas, mais 15% que nos primeiros nove meses de 2016.

 

This article has 1 comment

  1. Parabéns à Engª Lídia Sequeira, está a repetir o êxito na gestão no porto de Lisboa que alcançou no porto de Sines, raríssima exeção que merece ser sublinhada !