O porto de Lisboa fechou o primeiro semestre sensivelmente com os mesmos volumes de há um ano, com a carga geral (contentores) a compensar as perdas nos granéis sólidos.
O porto de Lisboa anunciou ter movimentado 5,5 milhões de toneladas no primeiro semestre, superando em 0,2% o realizado na primeira metade do ano passado.
A carga geral cresceu 16%, para 2,5 milhões de toneladas. Dessas, 2,4 milhões respeitaram a carga contentorizada (+16% em termos homólogos), O movimento de contentores, medido em TEU, aumentou 12% (há um ano contaram-se 196 mil, segundo a AMT).
No comunicado, a administração portuária destacou a performance do terminal de contentores de Alcântara, operado pela Liscont / Yilport Licont, que cresceu 40% em tonelagem e 35% em TEU. Para isso terão contribuído, nomeadamente, os novos serviço directos para os EUA (TEX operado pela Hapag Lloyd), e para a América do Sul (LUX/ ESE2/EEX operado pela ONE, Cosco e OOC). Também o TML cresceu 12% em volumes e 10% em TEU, acrescentou.
A impedir maiores ganhos do porto da capital, a movimentação de granéis sólidos regrediu 13% para a casa dos 2,3 milhões de toneladas (“que se explica essencialmente pelas quebras ocorridas no Terminal da Silopor Trafaria, em resultado dos constrangimentos operacionais ocorridos no primeiro trimestre, devidas a intervenções no equipamento e à menor rotação do produto na silagem”, refere a APL).
Os granéis líquidos mantiveram-se na casa das 742 mil toneladas.
Entre Janeiro e Junho, o porto de Lisboa contou 939 escalas, mais 112 do que na primeira metade de 2023.