Os portos espanhóis movimentaram 453 milhões de toneladas nos primeiros 11 meses do ano findo. Um crescimento de 1,2% conquistado sobretudo à custa da carga contentorizada, segundo os dados da Puertos del Estado.
Entre Janeiro e Novembro, os portos do país vizinho processaram 152,9 milhões de toneladas de granéis líquidos, menos 0,8% que no período homólogo de 2015. Os granéis sólidos ficaram-se pelos 83,7 milhões de toneladas, o que representou uma quebra homóloga de 4,1%.
Ao invés, e a garantir o crescimento do sector (para um novo recorde histórico, depois dos 501,8 milhões de toneladas de 2015?), a carga geral avançou 4,99% para 216,1 milhões de toneladas. Destacou-se a carga contentorizada, com um ganho de 5,8% e um total acumulado de 154,3 milhões de toneladas.
Barcelona em destaque
Em linha com o crescimento da carga, o movimento de contentores nos portos espanhóis subiu 5,7% em termos homólogos até aos 13,8 milhões de TEU.
Em destaque continua o porto de Barcelona, com um crescimento acumulado de 13,4%, a superar os dois milhões de TEU (2,02 milhões).
Algeciras mantém a liderança ibérica, com 4,39 milhões de TEU, a crescer 6,3%, com ligeira vantagem sobre Valença, com 4,33 milhões de TEU (mais 1,8%).
Las Palmas, com 830 mil TEU, regressou, finalmente, à tona de água, com um avanço de 0,2% face ao realizado no mesmo período de 2015.
Algeciras líder incontestado
Por causa do movimento de contentores mas não só, Algeciras continua líder incontestado no movimento de cargas, com um acumulado de 94,6 milhões de toneladas e a crescer 4,9%.
Valência é o segundo no ranking mas está mais longe, com 65,4 milhões de toneladas e um avanço de 1,5% apenas. Também mais longe, no terceiro lugar do pódio, Barcelona soma 44,5 milhões de toneladas, mais 4% do que há um ano.
Bilbau, Cartagena e Huelva estão todos na casa dos 28 milhões de toneladas, mas com sortes diferentes. Enquanto os dois primeiros cedem 5,3% e 2,5%, respectivamente, o terceiro ganha uns robustos 14,2%.