Após três anos de inactividade, o terminal ferroviário de Mérida, na Extremadura espanhola, voltou ao activo, sob a gestão da Desarollo Logístico Extremeño. A portuguesa ALB (Grupo Conteparque) detém 20% do capital e o arranque fez-se com comboios para o porto de Lisboa.
A inauguração oficial do Centro Logístico San Lázaro, como foi baptizado, só acontecerá no próximo dia 5 de Março. Mas desde o início de Fevereiro que os comboios de mercadorias recomeçaram a operar no terminal de mercadorias da estação de Mérida.
A primeira carga consistiu em tomate da Extremadura espanhola, que seguiu de comboio até Lisboa, para ali ser embarcado para o Norte da Europa a Itália. Actualmente são já dois os comboios semanais a ligar Mérida a Lisboa e Sines, mas a terceira frequência está já projectada para Março.
Os comboios são compostos por 11 vagões, 400 metros de comprimento, com capacidade para transportar 44 TEU, num total de 1 000 toneladas. Em Portugal, a operação ferroviária é da responsabilidade da ALB – Área Logística da Bobadela, sendo a tracção assegurada pela CP Carga.
Na prática, o serviço reactiva a ligação que durante muito tempo, e até há três anos atrás, ligou o porto de Lisboa (e em particular o terminal da Liscont) à região de Badajoz, para o encaminhamento, em ambos os sentidos, de contentores marítimos. A novidade é agora a extensão do serviço a Sines.
Novidade é também a participação do Grupo Conteparque (através da ALB) na empresa que assumiu a gestão do terminal de Mérida. Com uma posição de 20%, a ALB é a segunda accionista da Desarollo Logístico Extremeño, a única de fora da região e a única também com o know-how de operação logística de base ferroviária.
Os planos da operadora extremenha são ambiciosos, apostando no estabelecimento de ligações ferroviárias regulares com os portos de Huelva (já em curso), Algeciras, Valência, Bilbau e Barcelona, com o objectivo de facilitar o escoamento das exportações da região, que em 2012 superaram os 1,5 milhões de toneladas, para destinos tão diversos como o Centro da Europa, os EUA, a China e a América Latina.
Movimentar 40 mil contentores/ano é o objectivo de partida para a nova entidade.