A empresa de aluguer de material circulante da Renfe (a Renfe Alquiler de Material Ferroviario) fechou o seu primeiro negócio, com a locação de duas locomotivas à Continental Rail.

As duas locomotivas de tracção diesel-eléctrica, com uma potência nominal de 3043 cv, são da série 333.3 e foram renovadas entre 2000 e 2003. A Continental Rail operou até agora com uma única locomotiva própria, adquirida em 2006.

Com este negócio, que ronda os três milhões de euros, a empresa pública espanhola coloca em marcha a estratégia, anunciada em Maio de 2014, de aumentar a rentabilidade dos activos e preparar-se para a liberalização do sector. Esse plano inclui outras três filiais, herdeiras das áreas de negócio de transporte de passageiros, de mercadorias e das oficinas de manutenção.

No caso do aluguer do material circulante, o objectivo é dar utilidade aos equipamentos excedentários da Renfe e, ao mesmo, facilitar a entrada de novos operadores no mercado. O contrato agora anunciado é válido por quatro anos.

Comments are closed.