A Câmara do Porto pretende renovar por dez anos o contrato de serviço público da STCP, que termina em 2024.
A Câmara do Porto, que assegura a gestão da STCP desde a intermunicipalização, no passado dia 1, pretende, ainda no decorrer deste ano, reestruturar o contrato de serviço público da operadora e renová-lo por um período de dez anos.
A intenção foi anunciada por Rui Moreira, presidente do Município, num encontro com as organizações representativas dos trabalhadores da STCP que serviu para “apresentar em linhas gerais o que reserva o futuro da operadora de transportes públicos”, segundo o portal da Câmara da Invicta.
“Esta decisão vem dar estabilidade à operadora de transportes exclusiva da cidade do Porto e aos seus trabalhadores, produzindo também efeitos ao nível das metas que a Câmara do Porto estabeleceu para os próximos anos: apostar na melhoria da oferta e da qualidade do serviço”, reforça a nota.
Entre os planos a desenvolver, Rui Moreira manifestou o deseja de ver o projeto do futuro corredor metro/bus na Avenida da Boavista, que está inscrito no Plano de Resiliência que Portugal entregou na União Europeia, a ser operacionalizado pela STCP em regime de exclusividade.
Com o passivo a zeros, a gestão intermunicipal da STCP está agora nas mãos da Câmara do Porto, a quem cabe nomear dois dos três membros do conselho de administração.
A STCP assegura o transporte colectivo público rodoviário de passageiros na Área Metropolitana do Porto, em regime de exclusividade dentro dos limites do concelho do Porto, e no regime geral de concessão nos concelhos limítrofes – Matosinhos, Maia, Valongo, Gondomar e Vila Nova de Gaia.