A Contship Italia e a Eurogate propõem-se investir no Egipto no maior sistema logístico de África e Médio Oriente, incluindo um terminal de contentores em Damieta.

Além do novo terminal de contentores, o memorando de entendimento assinado pelo Ministério dos Transportes do Egipto, representado pela Autoridade Portuária de Damieta, e pela Contship Italia e Eurogate prevê ainda o desenvolvimento de uma linha ferroviária, um porto seco e uma área de distribuição de cargas.

O investimento previsto para a primeira fase ronda os 750 milhões de euros.

O estudo de viabilidade e o modelo de negócios proposto devem, de acordo com as partes, estar concluídos no prazo de quatro meses e o novo terminal deverá estar pronto para operação até ao final de 2022.

Este memorando de entendimento segue-se a outro, assinado em Agosto, entre as Forças Navais Egípcias e a Hutchison Ports para estabelecer um terminal de contentores no porto de Abu Qir.

Já antes, em Março, foi noticiado que a Autoridade Portuária de Damieta e a PSA International se haviam reunido para discutirem a colaboração em futuros projectos de contentores naquele no porto.

 

 

Comments are closed.