A COSCO Shipping é a mais recente companhia de shipping de contentores a aderir à conversão de porta-contentores à propulsão bifuel a metanol.
A COSCO acordou com a MAN e a Wartsila a conversão oito de navios porta-contentores para a tecnologia bifuel a metanol, anunciou. Em causa estão quatro navios de 13 800 TEU e outros tantos de 20 000 TEU.
De acordo com a MAN, a primeira conversão deverá acontecer no segundo trimestre de 2025. A Warsti9la ainda não deu notícias sobre o negócio.
O metanol tem vindo a ganhar protagonismo como combustível alternativo facve ao GNL, apesar de ser ainda muito reduzida a oferta no mercado.
De acordo com um porta-voz da MAN, citado pelo “Splash 24/7” , o custo de converter um navio para usar metanol como combustível pode variar entre os cinco e os 15 milhões de dólares.
Todavia, o investimento compensa caso se esteja a falar de navios com uma capacidade de transporte mínima de 5 500 TEU e um valor de 50 milhões de dólares ou mais.
A Maersk já contratou com a MAN a conversão de 11 porta-contentores (o primeiro já em meados do próximo ano), enquanto a Seaspan contratou a adaptação de 15 navios, com opção para mas 45.